MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO 2013 –
DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA
Competência 1 –
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: As pessoas não escrevem e falam do mesmo modo. Deve-se evitar, ao
relacionar ideias, o emprego repetido de palavras, como “e”, “aí”, “daí”,
“então”, próprias de um uso mais informal. Também não se deve iniciar o texto
com “Bom,...”
Importante obedecer às regras de:
- concordância nominal e verbal;
- regência nominal e verbal;
- pontuação;
- flexão de nomes e verbos;
- colocação de pronomes oblíquos (átonos e
tônicos);
- grafia das palavras (inclusive acentuação
gráfica e emprego de letras
- maiúsculas e minúsculas); e
- divisão silábica na mudança de linha
(translineação).
Competência 2 –
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa
a) Ler com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender
bem o que está sendo solicitado.
b) Evitar ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores,
porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não
para limitar sua criatividade.
c) Não copie trechos dos textos motivadores. Eles foram apresentados
apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.
d) Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será
seu ponto de vista e como defendê-lo.
e) Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las
em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
f) Desenvolva o tema de forma consistente para que o leitor possa acompanhar
o seu raciocínio facilmente;
g) Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal.
h) Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há
coerência entre o início e o fim.
i) Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que
você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.
j) Evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca
originalidade no desenvolvimento do tema proposto.
l) Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para
não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados
nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou
fuga parcial ao tema.
Competência 3 –
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista
É preciso que elabore um texto que apresente, claramente, uma ideia a
ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida por você em
relação à temática exigida pela proposta de redação.
ü apresentar seu ponto
de vista sobre o assunto,
ü justificar esse ponto
de vista através de argumentos,
ü defender seus
argumentos com fundamentos que comprovem suas ideias,
ü convencer o leitor de
que você tem razão, que seu ponto de vista é verdadeiro.
Importante nessa competência a organização e coerência
das ideias.
Obs.: Se for defender o tema com três argumentos, o texto
terá cinco parágrafos
Competência 4 –
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação:
Os aspectos a serem avaliados nesta Competência
dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A
organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si
uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência
entre as ideias. Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções, por
determinadas palavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas
ideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são
responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem uma inter-relação entre
orações, frases e parágrafos.
Frases-modelo, para o início da introdução e também para
iniciar o 1º parágrafo do desenvolvimento
- É
de conhecimento geral que ... Muito se tem discutido, recentemente, acerca
de ...
- Muito
se debate, hoje em dia, ... (A) ..... é de fundamental importância em ....
- É
indiscutível que ... / É inegável que ...
Elementos coesivos
para ligar os parágrafos do desenvolvimento:
·
Além
disso ... Outro fator existente ... Outra preocupação constante ... Ainda convém
lembrar
- *Por outro lado ... *Porém... *todavia... *no entanto... *entretanto... *mas... *contudo
Expressões que indicam conclusão:
·
Tendo
em vista os aspectos observados somos levados a acreditar que...
·
Levando-se
em conta o que foi discutido pode-se perceber que...
·
Em
virtude do que foi mencionado, só nos resta esperar que,,,
·
Por
tudo isso, pode-se entender que...
Competência 5 –
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos:
A proposta de intervenção precisa ser detalhada de modo a permitir ao
leitor possa julgar se ela pode ser executada ou não portanto, deve conter a
exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. A
proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a
coerência da argumentação será um dos aspectos decisivos no processo de
avaliação. É necessário que ela respeite os direitos humanos, que não rompa com
valores, como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural. Essa
competência será avaliada com base na
combinação dos seguintes
critérios:
a) presença de proposta x ausência de proposta; e
b) proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta
sem o detalhamento dos meios para sua realização.
Professora sensacional essa explanação de sua parte...
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