quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO 2013 – DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA - RESUMO

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO 2013 – DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: As pessoas não escrevem e falam do mesmo modo. Deve-se evitar, ao relacionar ideias, o emprego repetido de palavras, como “e”, “aí”, “daí”, “então”, próprias de um uso mais informal. Também não se deve iniciar o texto com “Bom,...”
Importante obedecer às regras de:
  • concordância nominal e verbal;
  • regência nominal e verbal;
  • pontuação;
  • flexão de nomes e verbos;
  • colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos);
  • grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras
  • maiúsculas e minúsculas); e
  • divisão silábica na mudança de linha (translineação).
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
a) Ler com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado.
b) Evitar ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.
c) Não copie trechos dos textos motivadores. Eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.
d) Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e como defendê-lo.
e) Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
f) Desenvolva o tema de forma consistente para que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente;
g) Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal.
h) Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.
i) Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.
j) Evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.
l) Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
É preciso que elabore um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida por você em relação à temática exigida pela proposta de redação.
ü  apresentar seu ponto de vista sobre o assunto,
ü  justificar esse ponto de vista através de argumentos,
ü  defender seus argumentos com fundamentos que comprovem suas ideias,
ü  convencer o leitor de que você tem razão, que seu ponto de vista é verdadeiro.
Importante nessa competência a organização e coerência das ideias.
Obs.: Se for defender o tema com três argumentos, o texto terá cinco parágrafos

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:
Os aspectos a serem avaliados nesta Competência dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência entre as ideias. Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções, por determinadas palavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas ideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos.
Frases-modelo, para o início da introdução e também para iniciar o 1º parágrafo do desenvolvimento
  • É de conhecimento geral que ... Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ...
  • Muito se debate, hoje em dia, ... (A) ..... é de fundamental importância em ....
  • É indiscutível que ... / É inegável que ...
Elementos coesivos para ligar os parágrafos do desenvolvimento:
·         Além disso ...  Outro fator existente ...  Outra preocupação constante ... Ainda convém lembrar 
  •       *Por outro lado ... *Porém...  *todavia...  *no entanto... *entretanto... *mas... *contudo

Expressões que indicam conclusão:
·         Tendo em vista os aspectos observados somos levados a acreditar que...
·         Levando-se em conta o que foi discutido pode-se perceber que...
·         Em virtude do que foi mencionado, só nos resta esperar que,,,
·         Por tudo isso, pode-se entender que...

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
A proposta de intervenção precisa ser detalhada de modo a permitir ao leitor possa julgar se ela pode ser executada ou não portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. A proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a coerência da argumentação será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. É necessário que ela respeite os direitos humanos, que não rompa com valores, como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural. Essa competência será avaliada  com base na combinação dos seguintes
critérios:
a) presença de proposta x ausência de proposta; e

b) proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.

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